quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Thor: 50 anos de Brasil



  Ontem Thor fez 50 anos de brasil desculpem pelo atraso O Poderoso "Thor" foi criado em 1962 por Stan Lee, Jack Kirby, e Larry Lieber.... sendo um dos primeiros heróis da editora em sua nova fase na "Era de Prata": na qual o Universo Marvel estava sendo forjado e uma avalanche de novos personagens surgiam a cada mês nas revistas da época!!!
Nesta matéria comemorativa, veremos um pouco da trajetória do Thor nos gibis brasileiros: capas clássicas de edições da Ebal, Bloch, e Abril.... além das melhores sagas e fases do personagem mitológico + popular dos quadrinhos!!!
Confira tudo isso a seguir.....

                                    
                                    

A 1º aparição e origem de "Thor" foi publicada na revista "Journey Into Mystery" (Jornada ao Mistério) nº 83, q até então era dedicada à publicação de contos de ficção científica e monstros gigantes dos anos 50. Nessa ed. de estréia, a origem de Thor seguia essa mesma linha narrativa: com o Dr. Donald Blake encontrando o martelo de Thor numa caverna e livrando a Terra de uma invasão alienígena orquestrada pelos"Homens de Pedra de Saturno" (inspirados nas misteriosas estátuas gigantes da Ilha da Páscoa)!!! A partir daí, o Deus do Trovão passaria a estrelar todas as ed. seguintes da revista (até a mesma ser rebatizada com seu nome)!!!
Essa 1º fase de "Thor".... foi publicada aqui no Brasil pela Ebal (em P&B) e republicada recentemente pela Panini na "Biblioteca Histórica Marvel" (q encaderna as 18 primeiras histórias de Thor em ordem cronológica). A panini tbm encadernou algumas das melhores aventuras dessa fase no especial dedicado ao Thor na "Coleção Histórica Vingadores" (lançada este ano) 

Depois da Ebal, foi a vez da Bloch publicar uma revista própria do Thor.... e a capa do nº 1 (q abre esta matéria) traz o espetacular confronto de 
"Thor X Hércules". Esse foi o 1º gibi do Thor q eu li, e na época me impressionou ter visto um herói perder a briga no final (Thor é derrotado depois de levar uma surra do Hércules: os 2 brigaram e destruíram a cidade por causa da enfermeira Jane Foster: namorada do Thor)!!! A capa estampa a chamada: "A Força de Plutão" (q na verdade é um vilão do Olimpo q arma essa briga entre os 2 deuses)!!! Um verdadeiro épico nunca republicado no Brasil!!!

                                 
                                

A saudosa revista "Heróis da TV" nº 1 (da Abril) estreava em 1979.... e já trazia logo de cara uma aventura espetacular onde Thor enfrenta 2 das mais temidas entidades cósmicas da Marvel: "Galactus - O Devorador de Mundos" e "Ego - o Planeta-Vivo". E foi nessa revista q Thor faria carreira durante um longo período com algumas de suas mais emblemáticas aventuras, q variavam entre a fase clássica desenhada por Kirby e a igualmente consagrada fase de John Buscema!!!

No nº 7 de HTV.... uma chamada de capa: "A Batalha do Século" prenunciava o confronto entre 
"Thor X Surfista Prateado" q causou impacto entre os leitores da época. Manipulados por uma das mtas artinhanhas de "Loki" (Deus da maldade e da trapaça), os 2 heróis travam uma luta espetacular já republicada várias vezes no Brasil (a última foi pela Panini na "Biblioteca do Surfista")!!! 
Após tantas histórias inesquecíveis... a Abril ainda publicaria (a partir de HTV 101) a fase q é a preferida entre vários fãs de Thor: a série produzida por Walt Simonson e q alçou o gibi do herói ao topo das listas de melhores títulos publicados naquele período. Após o cancelamento de HTV na ed. 112, a fase Simonson continuou sendo publicada na íntegra em mini-séries e passando pro mix da revista "Superaventuras Marvel". Recentemente foi republicada integralmente pela Panini numa coleção de 5 encadernados: "Os Maiores Clássicos de Thor" 1-5!!! É realmente um material obrigatório pra todos os fãs do Deus do Trovão!!!

                              
                               

A fase atual do Thor não está entre as minhas favoritas (particularmente falando, já q prefiro as clássicas).... mas até q começou bem nos 2 primeiros arcos republicados recentemente em 2 ed. em formato de luxo: "Renascer dos Deuses" e "Em Nome do Pai"!!! Mas da fase contemporânea, a maior obra-prima produzida com o personagem, sem dúvida é: "LOKI" (capa acima ao lado de HTV nº 1). Narrada pelo irmão de Thor (o Deus do Mal: Loki), a série mostra a ascensão do vilão ao trono de Asgard e como seria seu sinistro e amargo reinado (q termina de forma trágica e brutal - digna dos melhores livros de Shakespeare)!!! A série "Loki" foi adaptada pra um desenho animado (disponível em DVD)!!!
A galeria de vilões do Thor é vasta (acho q só perde pro Aranha e X-Men): "Loki", "Encantor", "Executor", "Mr. Hyde", "Cobra","Gárgula Cinzento", "Zarrko - O Homem do Amanhã", "Gangue da Demolição", "Homem-Absorvente", "Galactus", "EGO", "Homem-Radioativo", "ULIK", "Kurse", "Hela", "Gigantes de Gelo", "Surtur", e vários outros!!!

Bem, é impossível resumir 50 anos de histórias em apenas 1 matéria.... mas eu tentei destacar aqui os momentos e fases + importantes do Thor nessas últimas 5 décadas de criação. Só acho lamentável q a Panini tenha deixado passar esta data comemorativa em branco (da mesma forma q já havia feito com o "Quarteto Fantástico" - q tbm comemorava seu cinquentenário ano passado). 50 Anos não é uma data q deva ser desprezada pra nenhum personagem (afinal, estamos falando de meio século de existência pra um herói q continua sendo publicado mensalmente e q merecia pelo menos um encadernado comemorativo)!!! Enfim.... Abaixo uma curiosidade pra encerrar esta matéria: a capa de um gibi do "Thor" (da Ebal) q trouxe a 1º aparição de um famoso super-herói Marvel no Brasil (vcs conhecem? rs):

                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário