segunda-feira, 25 de março de 2013

Guia dos vilões :Lex Luthor


LEX LUTHOR





criaçãoEm abril de 1940, na revista Action Comics número 23, aparecia pela primeira vez em uma aventura do Super-Homem aquele que se tornaria o mais maquiavélico vilão enfrentado pelo Homem-de-Aço: Alexander Joseph Luthor ou, simplesmente, Lex Luthor.
Criado inicialmente como um garoto-problema natural da mesma cidade onde o Super-Homem foi criado, Smallville, Lex rapidamente roubaria o cargo de maior inimigo do herói, que até então pertencia ao Ultra-Humanóide, personagem criado em 1939

OrigemLex Luthor é filho do abusivo e alcoólatra Lionel Luthor e de sua esposa Letitia. Ele não tinha nenhuma afeto por seus pais mas sim por sua irmã Lena. Durante sua juventude ele vive por um tempo em Smallville onde lá se torna amigo de um jovem Clark Kent (que futuramente será seu inimigo Superman). Depois que seu pai, Lionel, morre, Lex pega o dinheiro do seguro e vai para Metrópolis onde lá, constrói a LexCorp.
Lex se torna o homem mais poderoso de Metrópolis e praticamente manipulava a todos. Todo dia ele pegava uma pessoa para melhorar a vida dela, o que fez com que ele tivesse a imagem de herói. Um dia, ele pega Rudy Jones, mas quando Rudy come uma rosquinha contaminada por um produto químico ele se torna o Parasita. Superman enfrenta o Parasita e o derrota, o que não agrada nem um pouco a Lex. Ele entra em contato com o General Lane, que estava convencido de que Superman era uma ameaça, e o informa que ele é um alienígena. Ele transforma um dos soldados de Lane, o Sargento John Corben, em Metallo para combater Superman. Superman o derrota e passa a ser visto como um herói, enquanto que Lex deixa de se tornar o cidadão mais poderoso de Metrópolis.

Motivação é que é o “x da questão” aqui. Segundo ele, hoje o Superman é o herói da Terra, aquele que salva as pessoas, que não deixa que nada aconteça com elas, fazendo uso de todos os seus super-poderes. Mas, e se por acaso, o Superman começa a enxergar que o ser humano é egoísta, o ser humano promove guerras, violência, rouba, mata etc. Ou seja, e se o ser humano perde a fé na humanidade, quem vai pará-lo de um extermínio em massa?

Inimigo: 



Maior Maldade: Ter matado o Superman  ( não me diga que você não leu All Star Superman!?) com um plano infalível (desculpa de novo Cebolinha) envenenando suas células com overdose de… Energia solar!!!!



Curiosidades: Luthor foi eleito presidente dos Estados Unidos no ano 2000. Sua campanha foi baseada numa plataforma progressista, com Lex prometendo avanço tecnológico idêntico ao de Metrópolis para todo o país. Sua vitória foi garantida pela impopularidade do governo anterior, que se devia a sua incapacidade em reconstruir Gotham. O que ninguém sabia na época é que Luthor estorvou a reconstrução propositalmente. Quando Bruce Wayne descobriu sua ligação com o incidente rompeu todos os contratos militares das Empresas Wayne com o Governo, em protesto contra a eleição de Luthor. Luthor se vingou encomendando o assassinato da namorada de Wayne, Vesper Fairchild, e incriminando-o. A popularidade de Luthor como presidente disparou quando ele coordenou uma ação conjunta entre o exército norte-americano e os super-heróis da Terra contra o invasor alienígena Imperiex. Luthor já sabia da iminência da invasão alienígena, mas friamente se omitiu de avisar os super-heróis com antecedência.


Por fim, qual seria a razão da careca nas atuais histórias do vilão? Há duas versões: a radiação do anel, que fez com que Lex perdesse também a mão; e, bem, uma tendência natural à calvície. Vale lembrar que na época em que se clonou, o corpo jovem de Lex tinha cabelos e barba ruivos espessos enquanto não entrou em processo de degeneração.Na verdade, quando houve a praga dos Clones, Lex Luthor sofreu junto com os demais clones e um dos resultados da doença foi ser privado de suas belas madeixas. Ao vender a alma para Neron ele conseguiu recuperar a saúde, mas não os cabelos, que não haviam sido negociados na barganha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário